CANÇÕES TRADICIONAIS DO SUL
A genealogia da família Carneiro da Fontoura, em sendo um estudo que se autointitula como um testemunho da formação dos valores ideológicos políticos e sociais que formam o pensamento da gente gaúcha, cabe, muito propriamente, adentrar nas questões que mechem com a sua arte, no seu folclore, na sua cultura musical. Eis um paradoxo, quanto ao cancioneiro da gente do Sul, embora com um importante lastro cultural como demonstra suas tradições, até o fim da metade do Século XX, são modestíssimas as canções produzidas. São mais de duzentos anos e não haverá de se relacionar uma centena de canções a engalanar com músicas admiráveis. |
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Contracapa Album 10ª Califórnia – Detalhe |
UM MARCO NESSA HISTÓRIA
Foi lá pelo fim dos anos 40, 1948 mais precisamente, com um grupo de alunos do “Julhinho”, colégio estadual padrão “Júlio de Castilhos”, entre eles Glauco Saraiva, Paixão Côrtes, Barbosa Lessa, Luiz Carlos Silva que se implanta o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Estavam indignados com aquela situação: as músicas regionais tocadas em rádios, em bailantas, eram de fato, ou de baixo conteúdo musical, ou de fulcro noutros folclores, ou até inspiradas em músicas portenhas, como o tango e a milonga. Esse movimento tradicionalista encorpou. Vieram os centros de tradições e os festivais, como o de Uruguaiana, a Califórnia da Canção Nativa. Em várias cidades fundaram-se centros de tradições e os festivais de canção que proliferaram, a ponto de ter-se um a cada fim de semana durante o ano. Então, as poucas músicas que se pode relacionar, desses duzentos anos de tradição, se multiplicaram. Se neste interregno produziram-se pouco mais de sessenta músicas regionais, de 1971, quando a primeira Califórnia foi inaugurada, não se cai em erro dizer que são mais de sessenta novas letras a cada ano, quem sabe, mais de sessenta a cada festival.
AS VINTE CANÇÕES MAIS POPULARES
Segundo pesquisa encetada pelo Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, aos tempos de Luiz Carlos Barbosa Lessa, Secretário, porém iniciada por seu antecessor Lauro Pereira Guimarães, foi elencado um rol de 20 canções, as mais representativas do Rio Grande do Sul campeiro, levando em conta critérios de popularidade, tradição, temática regional e comunicabilidade. Participaram segmentos mais ligados ao assunto: músicos regionais, professores e tradicionalistas. Embora não incluídos os segmentos mais populares – o povo em geral – motivo de crítica para os mais “democráticos”, a consciência obteve um bom instrumento para refletir o que seu hino exorta – aquele escrito por Francisco Pinto da Fontoura – “povo que não tem cultura acaba por ser escravo”. Ei-las:
NEGRINHO DO PASTOREIO
Toada composta por Barbosa Lessa (*1929, Piratini,
2003, Camaquã) para servir de característica do programa Querência que o autor mantinha na rádio Farroupilha (1951). Lenda afro-brasileira que reporta um menino preto, pobre, escravo, severamente maltratado por seu patrão. Uma lenda afro-brasileira muito apreciada pelos defensores da abolição da escravatura, contendo cenas fortes como narra Clarice Lispetcor e popularizada no Sul por João Simões Lopes Neto (2.13.1.2) numa versão mais branda em contos regionalistas, Lenda do Sul.
A toada de Barbosa Lessa teve vários intérpretes, tais como Leopoldo Rassier (Continental), Inezita Barroso (Copacabana), Kleiton & Kledir, Conjunto Farroupilha (Columbia), Trio Irakitan (Odeon), além das etiquetas “Premier” e “Metromam” (Alemanha, Austria, Holanda e Dinamarca, onde gravou José Tobias. Pelo YouTube encontram-se várias interpretações: Jayme Caetano Braun, Yamandu Costa, Alana Morais com Renato Borghuetti, estas, mais recentes, emprestam uma musicalidade inconteste.
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=Ko3N-Hv8Kz8&spfreload=5 | Alana Moraes e Renato Borgheti |
https://www.youtube.com/watch?v=q5B-yyHwsLM | “Canções da Terra” – interprete – nasceu do idealismo e da tenacidade de um grupo de estudantes do Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC. |
https://www.youtube.com/watch?v=fiod37oF_k0 | Inezita Barroso, Publicado em 24 de mar de 2017 |
PIAZITO CARRETEIRO
Houve um tempo em que o caro de bois foi o principal meio de transporte de víveres e da produção campesina. Tornou-se um símbolo na evolução socioeconômica. O carreteiro, uma profissão transmitida de pai para filho. Piazito, diminutivo de pia (menino), com viés castelhano, língua que se misturava nestas paragens ao português. Aqui, o autor Luiz Menezes (*1922, Quaraí, 2005) faz menção ao menino, sem infância, que só aprendera acordar-se na madrugada e, cantando “Êra, Êra, Êra boi” ia instigando cada passo da junta de animais atrelada à sua carreta levando seja lá o que lhe fosse solicitado; mal sabia que enquanto, aqui pelo Sul, ia transportando um tempo para um mundo onde as crianças poderiam frequentar escolas, aprender a ler e a escrever, a aspirar tornar-se um doutor, sim! porque esse era o seu norte ainda que de forma lenta, em meio a uma névoa lá no horizonte que nunca pode alcançar …
São interpretes a destacar, etiqueta Odeon Conjunto Farroupilha, etiqueta Isaec Coral Banrisul, na França com a etiqueta Decca gravou Los Tropeiros, além de o próprio Luiz Menezes, etiqueta Copacabana. José Claudio Machado, Luiz Meneses, pelo Youtube, são interpretações mais recentes.
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=7JOlA6rD5t8 |
Publicado em 10 de mar de 2016. Canção do Gaúcho (2011).Interpreta: José Cláudio Machado. |
https://www.youtube.com/watch?v=j-MWAdawrpc |
Publicado em 6 de jun de 2011. Inezita abre o Viola [progrma TV] cantando Piazito Carreteiro. |
https://www.youtube.com/watch?v=k_3GwOtxiTA | Publicado em 30 de abr de 2010. Do disco “Tropa Amarga”, do compositor quaraiense Luiz Menezes, com participação de Darcy Fagundes. O LP, gravado em 1968, foi produzido por “Copacabana Discos do Brasil”. |
PRENDA MINHA
Um clássico do folclore gaúcho. Domínio público, que muitos ensaístas lhe dão origem a tradição vinda com os açorianos. Foi Carlos Von Koseritz regista o texto em 1880. Já Teodomiro Tostes, compila, de um gaiteiro anônimo, a melodia por volta de 1920. Foi, no entanto, Mario de Andrade, em São Paulo, em seu “Ensaio sobre Música Brasileira” quem arranjou a interpretação que teve grande acolhida entre saudosos gaúchos residentes no Rio de Janeiro, após a Revolução de 30.
A discografia conta com várias interpretações, entre elas, Paixão Côrtes (Philips), Os Araganos (Continental), Conjunto Farroupilha (Columbia), Simonetti e Orquesta (RGE). A Rádio Guaíba fez uma vinheta baseada nesta peça musical para abrir suas transmissões diárias. Essa vinheta será adotada em breve pelo site www.carneirodafontoura.com em sua página de apresentação.
Endereço na WEB | Referência |
Publicado em 24 de mar de 2017 – INEZITA BARROSO | |
https://www.youtube.com/watch?v=Sx9DuMye0_0 |
Publicado em 27 de fev de 2012. Mix of Miles Davis Song No. 2, from the LP Quiet Nights (1963) and Conjunto Farroupilha LP, Gauchos em Hi-Fi (1957), Prenda Minha. Seems to be the same song. |
https://www.youtube.com/watch?v=6ex-QLd0Aes |
Publicado em 25 de jun de 2012. Music video by Caetano Veloso performing Prenda Minha. (C) 2012 Universal Music Ltda. |
Sound Guaiba | PRENDA MINHA estilizada (vinheta) – Rádio Guaíba. |
BOI BARROSO
Assim dizem os editores do trabalho realizado pelo Departamento de Cultura, da Secretaria de Cultura, As Canções Mais Populares do Rio Grande do Sul, folheto que inspirou este artigo, referindo à canção Boi Barroso:
“Ligado a antiga tradição luso-brasileira dos “romances” cantados, este tema gaúcho foi durante longos anos o mais representativo do cancioneiro rio-grandense. A melodia, fácil, é rapidamente aprendida e o estribilho convida ao coro:
Meu boi Baroso, ai! Ou, então (: |
Adeus priminha, ai! E continua: |
“ Os versos que se interligam a tal estribilho apresentam muitas variantes”. Isto é claro, por ser uma peça de folclore cada região admite verões várias.
São interpretações encontradas: Paixão Côrtes (Philips), Elis Regina (etiqueta Marcus Pereira). Pelo Youtube outra interpretação mais recentes são mostradas.
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=wMX1u9C9kFE |
Publicado em 5 de mar de 2013. Paixão Côrtes – BOI BARROSO – Folclore Gaúcho. Album: Paixão Côrtes – Cantando e Bailando. Ano de 1982. |
https://www.youtube.com/watch?v=My-LCe7cXAA | Publicado em 15 de jan de 2015. Elis Regina – BOI BARROSO – Folclore Gaúcho. Álbum: A Música de Porto Alegre – Regional. |
https://www.youtube.com/watch?v=OYqIyxzC-aM | Publicado em 25 de jun de 2012. Sucesso de Kleiton & Kledir |
Publicado em 29 de jul de 2014. ELY CAMARGO. MINHA TERRA. LP CHANTECLER ALVORADA 1978 | |
HINO AO RIO GRANDE
Uma toada de Simão Goldman (*1928, Porto Alegre), onde o binário simplicidade e comunicabilidade produziu uma peça que se fez preferencial gosto gaúcho campeiro. Proclama a beleza da querência amada.
Paixão Côrtes (etiqueta Continental), Ivo Sanguineti (versão em Esperanto, YouTube,2015), Adriana Deffenti, (YouTube, 2016).
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=4ShRH-tMX3U | Publicado em 16 de set de 2011. Vídeo com a Música Hino ao Rio Grande na interpretação de Nelcy Vargas. Homenagem ao Dia do Gaúcho |
https://www.youtube.com/watch?v=3V7QxDia0A8 | Adriana Defenti – Publicado em 3 de set de 2013. |
GAUCHINHA BEM-QUERER
Uma canção do paulistano Tito Madi, criada espontaneamente em 1957, quando de sua visita a Porto Alegre, convidado que fora para as comemorações do aniversário da Radio Farroupilha, esta um baluarte da música campeira.
Desde sua composição, gravaram o próprio Tito Madi (Continental), Paixão Côrtes (Philips), Os Araganos (Continental), Conjunto Farroupilha (Continental).
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=FYMHizlUEhc | Toada que Tito Madi compôs e gravou pela primeira vez, na Continental, com orquestração e regência de Radamés Gnattali, em 4 de setembro de 1956, com lançamento em março-abril de 57 no 78 rpm 17.416-B, matriz C-. |
https://www.youtube.com/watch?v=OW395RZsJaI | Publicado em 20 de set de 2014. Conjunto Farroupilha – Gauchinha Bem Querer… Imagens obtidas na internet. |
https://www.youtube.com/watch?v=ManMumcVp3Y | Publicado em 25 de jun de 2012. Sucesso de Kleiton & Kledir |
Publicado em 11 de dez de 2015. LUELY FIGUEIRÓ | |
QUERO-QUERO
Valsa de Barbosa Lessa, que exalta essa ave corajosa, que vive aos casais e pequenos bandos, habitando terrenos alagadiços e coxilhas verdejantes, sem nunca pousar em árvores, só no chão. Sempre alerta e na defesa de seus ninhos e filhotes é implacável.
Luely Figeiró, pela etiqueta Continental e os Tropeiros (Disco Lar) são um dos primeiros interpretes desta peça do cancioneiro gaúcho.
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=INXd5IYY_Kw | Publicado em 25 de out de 2015. Luely Figueiró – Valsa campeira. Gravação de 1957 |
Publicado em 22 de mar de 2012. Slideshow da música QUERO-QUERO do Conjunto Os Quero-Quero de Caçapava do Sul. Cantor: Zélio Konze. | |
FELICIDADE
Xote de Lupicínio Rodrigues (*1914, Porto Alegre, 1974, Porto Alegre) uma verdadeira relíquia musical, não só ao gosto no Sul como por todo o Brasil, onde o talento desse compositor, embora nitidamente urbano e boêmio, ecoa nas paradas de sucesso. Inicialmente a letra (escrita aos 17 anos de idade) fora difundida com apenas duas estrofes, o estribilho e a segunda (a minha casa fica lá …), tempos depois, acharam mais duas estrofes a primeira (Lá onde moro… e a que diz: Minha casa tem um cavalo tordilho…).
Estribilho |
Felicidade foi-se embora |
Lá onde eu moro tem muita mulher bonita
Que usa vestido sem cinta e tem na boca um coração
Cá na cidade se vê tanta falsidade
Que a mulher faz tatuagem até mesmo na pensão
Estribilho
A minha casa fica lá detrás do mundo
Mas eu vou num segundo quando começo a cantar
E o pensamento parece uma coisa à toa
Mas como é que a gente voa quando começa a pensar
Estribilho
Na minha casa tem um cavalo tordilho
Que é irmão do que é filho daquele que o Juca tem
Quando eu agarro seus arreiros e o encilho
Sou pior que limpa-trilho e corro na frente do trem.
Estribilho
Hoje é comum as interpretações usarem a letra acima em uma variedade de arranjos. Quitandinha Serenaders (Continental) foi uma das primeiras gravações, Os Gaudérios (RGE), Caetano Veloso.
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=Vc5sTkJZO_E | Publicado em 10 de jul de 2013. Sérgio Reis e filhos canta “Felicidade” do álbum “Violas e Violeiros”. |
https://www.youtube.com/watch?v=2gs3MoUAZWw | Publicado em 17 de fev de 2012, por Vera Costa. Intérprete Caetano Velozo. |
https://www.youtube.com/watch?v=M4FSVL-tHCM | Publicado em 13 de fev de 2016 por Daniel Lunardelli. A parceria entre Yamandu Costa, o maior violonista brasileiro surgido nos últimos anos, com o rei da sanfona, Dominguinhos, está de volta. |
https://www.youtube.com/watch?v=FXtBkgllJYI | Publicado em 7 de fev de 2014, por Antônio Bocaiúva. Eduarda Fadini. Lupicínio Volta — Lumiar Discos. Versão Completa. |
https://www.youtube.com/watch?v=dIqObyrm754 | Publicado em 21 de jun de 2012, por Caio Rodrigo Josué Dias. Esperanto muziko! Produzida por Gaŭĉa Esperanto-Asocio. |
https://www.youtube.com/watch?v=obZTRGUEX9A | Publicado em 4 de jul de 2013, por Lu Sell. Versão Completa. |
BALAIO
É uma dança tradicionalista compilada por Paixão Côrtes e Barbosa Lessa nos anos de 1950 a 1952. No Nordeste talvez seja sua origem mais remota. O cunho gaúcho introduzido pelos autores aqui no Sul, animou muitos bailes crioulos com a difusão dos centros de tradições desde aqueles tempos. Inezita Barroso, Os Sinuelos, Conjunto Farroupilha e o Coral Banrisul foram os primeiros interpretes.
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https://www.youtube.com/watch?v=031bNWss8lQ | Publicado em 21 de abr de 2011, por AleCheCulturaGaúcha. Clip gravado por Nelson Inacio Oliveira para o programa Alo Che do Ivan Taborda. |
https://www.youtube.com/watch?v=_mueu4z2PW0 | Publicado em 19 de out de 2015, por Eduardo Bordinhon. |
HOMENS DE PRETO – CHARQUEADA
Paulo Ruschel (*1919,
1974) compositor admirável quer pela consistência poética, quer pela expressão melódica. Um tema de envergadura, realmente forte, que faz refletir sobre a figura rude do tropeiro e suas lidas entre a estância e a charqueada. Seu ponche, agasalho no frio e na chuva, mostra uma silhueta típica daqueles condutores de tropa. Charqueda era o ponto de chegada daqueles homens de preto, termos que intitula a composição de Ruschel. Assim como Piazito Carreteiro e Homens de Preto, figuras já extintas nas lidas campeiras, haverá sempre de se reverenciar em suas funções alavancaram, em meio ao progresso tecnológico, a economia sulina.
Os Gaudérios, Coral 25 de Julho, Conjunto Farroupilha, Elis Regina e Os Araganos; no YouTube, encontra-se interpretações do Coral UFSM (arranjo Nestor Miguel Richter Wennholz).
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=OQxwV0ttcjM | Arranjo de Nestor Miguel Richter Wennhol. Interpretação do Coro da UFSM.(Universidade Federal de Santa Maria. Regente do coro Zobeida Maria Folgearini Prestes. |
https://www.youtube.com/watch?v=60tDk-9WqH8 | Rolando Boldrin recebe os gaúchos do Grupo Voz (Santa Maria – RS). |
https://www.youtube.com/watch?v=BJZb6rS3pXE | Elis Regina, música tradicional gaúcha. |
PEZINHO
Dança tradicionalista compilada por Barbosa Lessa e Paixão Côrtes que tem a mesma origem de Balaio, as pesquisas encetadas por esses folcloristas entre 1950 e 1952. Música muito difundida pelos centros de tradição gaúchas (CTGs). Inezita Barroso, Conjunto Farroupilha e, também, o Conjunto Barbosa Lessa.
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=fkUl7T_9-t0 | Publicado em 3 de ago de 2012, por Rodrigo Castro de Mendonça. Inezita Barroso – Danças Gaúchas (1961) em arranjos de Hervê Cordovil. |
Publicado em 20 de nov de 2013. Dança do Pézinho, no sábado do Enart 2013. União Gaúcha João Simões Lopes Neto. Pelotas – 16ª RT | |
MINUANO
Toada de Artur Elzner (*1913, Quarai, 1970, P Alegre) e Nei Messias (*1899 e 1978, P Alegre) que canta o vento que graça pelo pampa gaúcho evocando fantasias e mistérios no imaginário do campesino. Foi cantada por Quitandinha Serenaders, Los Tropeiros, Coral Banrisul, Paixão Côrtes e os Araganos.
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=uCE5tXBVFTU | Publicado em 25 de mai de 2015 por O Canal de Roos |
https://www.youtube.com/watch?v=nd-MS-LH-E4 | Publicado em 4 de mar de 2013, por João Victor – DVD Os Serranos |
RODA, CARRETA!
Toada de Paulo Ruschel (*1919, 1974) noutro tema campesino, o carro-de-boi, o autor revela sua genialidade. A discografia é representada pelo Conjunto Farroupilha entre outros.
Endereço na WEB | Referência |
https://www.youtube.com/watch?v=DeTVBt9JeB8 | Publicado em 29 de jul de 2011. Canção popular do sul gravada por Beto Ruschel |
https://www.youtube.com/watch?v=P4Kl4Wl0Ojc | Publicado em 8 de out de 2013. A rainha do sertanejo, Inezita Barroso, cantando acompanhada por Gaúcho da Fronteira, Renato Borgueth e Yamandu Costa no seu programa Viola Minha Viola em setembro de 2008, esse é um dos grandes sucessos gaúchos. |
JACARÉ
Ainda resultado das pesquisas de Paixão Côrtes, uma letra singela, cantada em ritmo de xote, muito difundida pelas apresentações incentivadas pelos CTGs. Gravado por Paixão Cortes e pelo Conjunto Farroupilha.
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https://www.youtube.com/watch?v=KkjM1gfow-s | Publicado em 15 de out de 2015. Paixão Cortes – Disco Columbia CB-11.015-B. 1957. |
GAUCHINHA
Toada de Luís Cosme (*1908, Porto Alegre, 1965, Rio de Janeiro) que canta a mulher amada, sim, porque o gaúcho embora rude se deixa levar pelas coisas do amor.
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https://www.youtube.com/watch?v=1-JWYFriI3s | Publicado em 24 de mai de 2012. Erenice Farina |
FIZ A CAMA NA VARANDA
Xotes de Ovídeo Chaves (*1910, Lagoa Vermelha, 1978, Rio de Janeiro) e Dilu Mello (*1920, Viana, Maranhão) residentes no Rio de Janeiro, tendo ela vivido em Porto Alegre onde se criou. Daí a afinidade como a música regional (folclore). Uma canção leve cantada por Dilu Melo, Inezita Barroso, Conjunto Tocantins, Nara Leão, Cantores de Ébano.
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https://www.youtube.com/watch?v=STI8Oouam4M | Publicado em 23 de jun de 2011 |
https://www.youtube.com/watch?v=T8vPX8aT-Bw | Publicado em 8 de jul de 2016. Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano. LP OS ANJOS CANTAM EMI- ODEON-CORONADO 1961. |
https://www.youtube.com/watch?v=t8W31uI8WW8 | Publicado em 27 de out de 2016. Conjunto Farroupilha, disco 35 – 1983 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS Até aqui foram citadas 16 das 20 canções mais populares elencadas pelo Departamento de Cultura como as mais ouvidas pela gente do Sul. Poder-se-ia arrolar ainda Prenda Minha de Pedro Raimundo, Coração de Luto, de Teixerinha, Para Pedro, de José Mendes, Amargo, de Lupicínio Rodrigues, Gaúcho de Passo Fundo, de Teixerinha, Malmequer de Dimas Costa, Chimarrita, de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa, Minuano Levanta Gaúcho), de Barbosa Lessa, Rancheira de Carreirinha, de Barbosa Lessa, todas elas, também mencionadas na referida pesquisa. Outras mais ter-se-á a relembrar. Gostaríamos que os visitantes trouxessem mais peças musicais notáveis produzidas até 1972, quando então o cancioneiro regional enriqueceu de vez. Desta nova faze, especialmente as primeiras Califórnias de Uruguaiana entre tantos festivais que se espalham pelo Rio Grande a fora, é o desafio que lançamos aos visitantes para colaborarem. Finalmente, por falar em música, seria um despropósito se não se fizesse menção ao HINO RIO-GRANDENSE, cuja letra é Francisco Pinto da Fontoura com música do maestro Medanha, criado aos tempos da Epopeia Farroupilha. |
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https://www.youtube.com/watch?v=WGxwFHLFPiU https://www.youtube.com/watch?v=lTPvUKMBY54 |
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– Publicados, respectivamente, em 31-08-12 e 02-07-2015. | |
Selo da 10ª Califórnia. |
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